Concerteza a cada ano a ACE (Associação Capixaba de Escalada) se supera, mostrando o grande potencial de escalada que temos no Estado, para mim esse encontro que aconteceu no último final de semana (13 e 14 de Agosto) em Cachoeiro de Itapemirim ficará gravado na minha memória tanto pelas pessoas queridas quanto a escalada e que escalada!!!
Galera que apareceu:
Estava muito afim de escalar o Pico do Itabira e com a presença ilústre do grande conquistador Patrick White "PANELA" resolvi encarar uma de suas conquistas a Via Chaminé Cachoeiro / D4 / 4º / VI+ / 300m na companhia do também grande escalador e amigo Naoki Arima que aceitou o desafio de encarar o Pico do Itabira!!!
Naoki procurando o melhor ângulo do Itabira:
Chegamos no sábado de tarde no Sítio Itabira e depois fomos dar uma volta para tirar umas fotos, paramos em um lugar com uma vista de frente pro Itabira e daí começou a chegar a galera em 30min tinha uns 7 carros parados alí e então resolvemos ir pro Sítio do Itabira, aproveitar o bom jantar e aprender muito sobre escalada com PANELA que definitivamente abriu o evento com uma lição de vida muito emocionante!!!
Alguns videos também foram mostrados em 1ª mão como o video da repetição da Face Nordeste do Pico do Itabira por Oswaldo Cruz "Baldin", Sandro e Paulo Henrique "PH", realmente uma escalada muito difíciu e trabalhosa, estigando ainda mais a minha vontade de também chegar no Cume do Itabira!!!
Depois de algumas conversas, muitos betas e alguns conselhos resolvemos ir dormir lá perto do Itabira para acordar cedo e começar a escalar o quanto antes...
Arrumando os equipaments:
Acordamos 4:30hrs e começamos a fazer a caminhada de aproximação, descansamos um pouco, organizamos os equipamentos e 6:00hrs Naoki deu o ponta pé inicial encarando as duas primeiras enfiadas que tinha um sistema de fendas junto com chaminé e estavam bem limpas, ou seja, curtição total...
Naoki com fome de Via:
Minha vez, toquei a 3ª enfiada passando um aperto no final onde a chaminé começou a se estreitar, logo depois no final dessa enfiada me deparei com uma CORUJA muito bonita, grande e branca, tomei um susto na hora mas percebi que ela não foi com a cara de Naoki, saiu voando e cagou nele, heheheheheehe...
Eu limpando a primeira enfiada:
Na 4ª enfiada o bixo começou a pegar de novo, um matagal bem fechado estava no meio entre eu e a parada, lacei uma moita de cipó e fui me pendurado nesse mato até chegar na parada e quem estava lá novamente a CORUJA!!!
Resolvemos descansar e aproveitar a sombra que ainda estava fazendo por alí, pois esse primeiro trecho foi desgastante!!!
Naoki se jogou para a 5ª enfiada, na qual encarou um matagal e eu uma cachoeira de terra lá em baixo, a cada 1 metro que ele subia eu tomava um banho de terra, chegammos no final dessa parada também cansados e novamente na companhia da CORUJA!!!
Descansando:
Descansamos mais um pouco e partir para a 6ª enfiada, foi essa uma das que mais gostei, por ter me possibilitado fazer diferentes movimentos e também ter me dado um pouco de medo na hora de encarar um bloco que parecia um tambor, estava entalado mas fazia um barulho de oco nada agradável, e novamente que estava lá em cima, a CORUJA!!!
7ª enfiada Naoki foi tocando sem problemas, mas acontecia alí uma despedida, a CORUJA deu um razante e foi embora, agora era só eu e Naoki!!!
8ª e 9ª enfiadas fui já com o braço tendo algumas contrações involuntária "Caimbra" e a noite começava a aparecer, até me deparar com um grampo e ficar meio em dúvida para onde ir, armei uma equalização Naoki escalou e tocou o resto pra cima...
FINALMENTE escutei Naoki, "Oque se fala quando chega no fim da via? CUME..."
IHuuuuuuuuuuuuuuuuuuu, uma alegria, meio que controlada, pois tínhamos que descer de noite e já estávamos bem cansados...
Fizemos uma tentativa de rapel e depois de alguns conselhos de amigos (Zé Márcio e Sandro), resolvemos passar a noite lá no Cume e descer no dia seguinte...
Achamos um lugar ideal para ficar, não estava batendo vento, mas 1hr depois o tempo começou a fechar e oque parecia tranquilo começou a ficar tenso, Naoki se combriu com um isolante térmico e calsou sua mochila, parecia um peixe embalado para ir pro forno e eu me cobri com a camisa do encontro e tambem calsei minha mochila, parecia um caracol, só a nuca pra fora!!!
Podeia ter cido muito pior, senti algumas gotas na minha cabeça durante a noite, mas logo passou...
Naoki fazendo um dos rapeis, olha o tempo em volta fechado!!!
E no momento que amanheceu, nos aprontamos para fazer a sequencia de rapeis da própria Via Chaminé Cachoeiro, e dentro de 2 horas chegamos na base do Pico do Itabira, sem nenhum problema com o rapel, mas ainda faltava a caminhada para o carro, Ufaaaaaaaaa, chagamos exaustos e rumamos direto pro sítio itabira tomar um refri bem gerado e um banho na ducha para acordar e voltar a Vitória pois a segunda-feira já estava alí!!!
Gostaria de agradescer, pelos patrocinadores do encontro e participantes, que fizeram desse evento uma grande confraternização!!!
*ACE (Associação Capixaba de Escalda), Equipe Sombra, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e Conquista.
Agradescer também ao Naoki por ter encarado essa grade escalada comigo e aos que ficaram torcendo pela nossa escalada, obrigado do fundo do meu coração galera vocês são muito importantes pra mim, voltei outro!!!
Mais infos sobre a escalada: http://naokiarima.com/blogwp/?p=3310
Um comentário:
kkkkkkkkkkkkkkkk....só roubada...e essa coruja, putz, ate imagino os pensamentos do naoki quando tomou a cagada da coruja...kkkkkk
muito bom...parabens aos dois...sensacional
|Fred viana
Postar um comentário