CAIO AFETO



Caio Salomão Amador "AFETO"

Idade: 28 anos (29/07/1987)

Cidade: Vila Velha-ES           

Escalador/ Highliner/ B.A.S.E Jumper














Comecei a escalar no Espírito Santo em 2006, a partir deste momento toda a minha vida se transformou em uma busca continua por aventuras ao mundo desafiador das montanhas, um ano após tive a oportunidade de conhecer o slackline justamente em um festival de escalada, somente 3 anos depois pude expandir todas as minhas habilidades do equilíbrio nas alturas onde armei e atravessei meu primeiro HighLine na Gruta do Salitre em Diamantina-MG, foi um momento muito especial em minha vida, pois comecei entender ali o real sentido da palavra liberdade, de esporte para paixão e agora estilo de vida. No momento venho me aventurando nos ares, descobri o significado da palavra liberdade dentro do B.A.S.E Jump e estou podendo vivenciar este sentimento muitas vezes em minha vida e a intenção usufruir cada vez mais.

Venho me dedicando cada vez mais a estes esportes contabilizando inúmeras escaladas em montanhas e várias travessias de highline no Brasil, África do Sul e Estados Unidos. 

Durante a minha viagem a África do Sul em 2012 tive uma experiência única de ser o primeiro brasileiro a fazer o highline free solo que é o estilo mais extremo da modalidade, uma vez que não se usa a cadeirinha de segurança, descobri a partir daí a real essência do equilíbrio, hoje tenho mais de 10 Highlines em free solo incluindo o primeiro highline da história que fica no Parque Nacional de Yosemite na California-EUA .

Estatísticas do Atleta:

- Escalada Esportiva:
Abri e Escalei uma das vias mais difícil do Espírito Santo “Avalanche – 9C / Calogi-ES”, além de ter escalado nos principais points para escalada esportiva nacional.

- Boulder:
Fiz a primeira ascensão de um dos boulders mais clássico do ES “Cirurgia Moral – V9 / Vitória-ES”.
Escalei em RockLands (África do Sul) considerado um dos melhores locais para a escalada em boulder do mundo.

- Tradicional:
Escalei as principais montanhas do Espírito Santo como 5 Pontões, 3 Pontões, Pedra Azul, Pico do Itabira...
Escalei a Table Mountain na África do Sul, El Captain nos Estados Unidos.

- Skydive:
Dezenas de saltos realizados nos EUA.

- B.A.S.E Jump:
Já realizei dezenas de saltos e treinando para evoluir e viver cada vez mais intensamente este estilo de vida.


- Highline:
Mais distante: 70 metros
Mais Alto: 2750 metros de altitude


Free-Solo: Mais Distante: 25 metros / Mais Alto: 1000 metros / 
Quantidade: 13

Países: Brasil, África do Sul, Estados Unidos
Regiões no Brasil: SUL, SUDESTE, NORDESTE, CENTRO-OESTE, NORTE
Estados Brasileiros: ES, RJ, MG, GO, SC, BA, AL, SP, PI, MT

Highlines Atravessados: 78

Algumas Marcas:
Primeiro brasileiro a realizar o free solo do primeiro highline da história do esporte no Parque Nacional de Yosemite-EUA

Primeiro brasileiro a realizar highline em todas as Regiões do Brasil do Sul ao Norte.

Realização do Primeiro Spaceline do Brasil no Canion do Talhado em AL.

Recorde de Altitude Brasil: Highline Ar Rarefeito (Dist: 38m / 

Altitude: 2750m / Agulhas Negras - RJ / 16-04-2014)

Realização do primeiro highline em cachoeira do Brasil no distrito de Matilde no Espírito Santo com 70m de altura e 49m de distância, estabelecendo o recorde de maior distância que ficou de 2010 até 2013.

Em viagem a África do Sul no ano 2012 fui o primeiro brasileiro a realizar a travessia de highline em free solo, é a categoria mais extrema do esporte.

Campeão do programa Circuito Radical 2013 do Esporte Espetacular - TV Globo / 2º lugar no programa Circuito Radical 2014 do Esporte Espetacular – TV Globo / 3º lugar no programa Circuito Radical 2015 do Esporte Espetacular – TV Globo

Em 2013 estabeleci o mais alto e mais distante highline do Espírito Santo na pedra dos 5 Pontões com 250m de altura e 52m de distância.

Com o objetivo de desenvolver o highline no Brasil me lancei em 2013 junto ao amigo Gustavo Fontes em um projeto inovador chamado de HighVibe onde exploramos novos locais para a prática do highline ao redor do Brasil, em pouco mais de 6 meses 20 highlines foram abertos em 6 Estados diferentes, nos tornando assim os atletas com a maior quantidade de highlines abertos no Brasil.

Fotos: Bruno Graciano

Um comentário:

Unknown disse...

Vcs são os caras, parabéns!