domingo, 8 de março de 2015

De volta aos anos 60

No final do ano passado recebi um convite do meu amigo escalador Alex que mora em Colatina-ES para juntos escalarmos a Pedra do Dedo que fica em Nova Venécia-ES, ele me contou do seu desejo em chegar a este cume conquistado por um trio de escaladores cariocas (Claúdio Vieira de Castro, Etzel von Stockert e José Luiz Barbosa) no dia 20 de Janeiro de 1965, ele já havia participado de algumas tentativas mas nunca chegou ao cume...

Pedra do Dedo / Nova Venécia-ES

Depois de combinarmos o dia partimos eu e o SHERPA master Zudivan que entrou nesta empreitada super animado como sempre e de Vitória-ES demos uma rápida passada por Colatina para resgatarmos o Alex e depois rumo ao objetivo!!!


Piloto de fuga com o dedo na cara

Lá pelas 00:00hrs chegamos ao pequeno distrito de Cristalina após tentarmos achar a pedra no primeiro momento sem sucesso então optamos por dormir no ginásio...

Zudivan usando o gol de cama!!!

Às 5:30hrs acordei já amanhecendo o dia sem ter dormido muito bem e já que estava claro partiu para a Pedra porque eu já estava ansioso para ver este monumento rochoso de perto.


Acampamento base

Mas antes de partir aquecer enchendo o pneu do carro!!!

Já nos preparando para fazer a trilha de 10min pois o carro fica praticamente ao lado da Pedra encontramos com o Seu Tato morador local e um pessoa incrível que tivemos a sorte de conhecer ele até nos convidou para o almoço de domingo ai não teve como não ficar animado pela escalada mas principalmente agora pelo retorno hahahaha!!!


Partindo rumo a Pedra do Dedo

Partimos assim rumo a 1ª enfiada da via e já de cara deu para entender o estilo de escalada dos conquistadores que dominavam bem o estilo das chaminés, resolvemos levar alguns móveis como dica de repetições passadas mas acabei não usando fiquei muito entretido e entusiasmado em escalar como os conquistadores utilizando pouquíssimas proteções...

   
Na 1ª enfiada que possui uma placa da conquista de 1965

A escalada em chaminé é um estilo bem interessante, quem nunca tentou quando criança subir pela abertura da porta de casa? Agora imaginem 200m de uma escalada pura nesse estilo, foi como se agente tivesse entrando no túnel do tempo e de volta aos anos 60 que prazer poder usufruir de uma escalada deste tipo e assim em diante fui me arrastando chaminé a cima até chegar a 3ª enfiada um pequeno platô.

Tocando para cima na chaminé

Alex e o Zudi vindo logo atrás

Do platô avistamos a próxima enfiada que ficava bem no meio da chaminé achei um pouco mal localizada mas só chegando lá com duas pessoas tive a certeza que realmente não era uma boa ficar por muito tempo e já parti para a outra com o Alex na minha segurança e o Zudivan no platô embaixo esperando eu chegar na próxima enfiada para poder subir...

Esta enfiada é um divisor de águas da via, ou vai ou racha e assim meio espremido pelas paredes agora menos largas fui subindo, subindo, subindo e nada de achar um grampo no meio da enfiada até que perguntei o Alex "ainda tem quantos metros de corda" ele me responde "uns 15 metros" resolvi continuar rumo a parada e eis que ela surge após quase 50 metros de subida, UFAaaaaa...Apesar de ter sido uma escalada bem tranquila o Alex e o Zudivan estavam bem preocupados caso eu sofresse uma queda ainda bem que eu não caí e passei a bola para eles chegarem até esta para que fica sobre um pequeno bloco de pedra.

  
Na penúltima enfiada agora só o CUME interessa

Alex foi um guerreiro durante a escalada, ele estava com um piriri danado durante o começo da trip mas mesmo assim não desistiu e chegou a esta enfiada aos berros do estomago, enquanto esperávamos por Zudivan a cada 1 minuto escutava o estomago dele embrulhando todo, mas como estávamos tão perto de chegar ao cume agora só mais 30 metros peguei novamente a ponta da corda e fui rumo a mais um platô que divide os dois cumes da montanha ai foi só esperar os amigos chegarem para juntos finalizarmos os últimos metros!!!

Poucos metros restantes mas a montanha ainda tinha uma surpresa pra gente, escalar uns 5 metros restantes passando por umas macambiras que são uns arbustos com as pontas das folhas afiadas e lá me agarrei nisso para erguer o corpo rumo ao CUMEeeeee finalmente o tão esperado e desejado lá estávamos nós...
Cume lotado de macambira

Pisando no cume pudemos aproveitar este momento tão especial e registrar a 4ª repetição dessa via e colocar os nossos nomes na história desta montanha, fiquei muito feliz por ter alcançado mais um cume mas oque me realizou mesmo foi ver a alegria dos meus dois amigos que se superarão e conseguiram concluir este grande desafio, muito obrigado mesmo ALEX E ZUDIVAN pela confiança e parceria na montanha!!!
 
Livo de Cume

Sou muito grato as pessoas que sempre estão ao meu redor me motivando, inspirando e compartilhando momentos como esse na montanha, seja na escalada ou no highline e cada vez mais vejo que nada é possível realizar sozinho, muito obrigado a todos os meus amigos por toda a ajuda...Além desse apoio dos amigos tenho o apoio de FURNAS que entrou na minha vida de um forma muito importante e graças a ela estou podendo viver o grande sonho da minha vida que é continuar me desafiando nas montanhas muito obrigado por tudo FURNAS!!!
A energia que me impulsiona a viver os sonhos = FURNAS

Como tudo oque é bom dura pouco, descemos a montanha para poder pegar aquele almoço prometido pelo Seu Tato, porém chegaríamos atrasado, ou melhor bem atrasado pois tivemos alguns imprevistos no rapel a corda agarrou algumas vezes, escureceu também e somente às 19:30hrs chegamos na base da montanha com todos muito bem e realizados...
Chegando na casa do Seu Tato fomos muito bem recebidos, ganhamos um jantar de primeira e papo vai e papo vem ficamos até 00:00hrs são pessoas como essas que fazem a escalada valer cada sofrimento, é isto que me deixa cada vez mais apaixonado por este estilo de vida as pessoas que agente encontra no meio do caminho!!!
 
Família do Seu Tato

Muito obrigado mesmo Alex e Zudivan por mais este dia na montanha até a próxima meus amigos!!!

Croqui

Um comentário:

Gabriel Queiroz disse...

iradooo!!!!!!!

qual a graduação? tem idéia?