terça-feira, 8 de julho de 2014

2ª Travessia de Highline nos 5 Pontões - Itaguaçu/ES


 
"Banner do Evento"

Assim começou o Projeto HighVibe 16 que teve como objetivo abrir e atravessar um novo Highline na Pedra dos 5 Pontões. Agora o foco era em uma linha entre o Pitoco do Alemão e a Cangalha com 42m de distância e 400m de exposição, justamente para homenagear o Alemão, antigo morador da região do entorno da Pedra que sempre recebeu muito bem os escaladores em sua casa, infelizmente ele veio a falecer no inicio do ano e este grande desafio da travessia seria em sua honra.


"Highline Montanha é preciso escalar"

A Pedra dos 5 Pontões é uma montanha incrível e para se aventurar nela é preciso gostar de escalar com grandes exposições, grampos enferrujados e agarras que quebram...Não sou muito fã deste tipo de escalada pois vejo que proporcionar um via de escalada com proteções acessíveis a todos independente do grau deveria ser o objetivo do esporte mas como as vias são antigas e a ética não permite que eu mude ou que coloque novos grampos agente encara assim mesmo...Mas fica aqui meu apelo aos "conquistadores" deixa eu regrampear as vias antigas dos 5 Pontões??? Tomara que esse pedido ecoeee aos ouvidos de alguém que possa me autorizar a isso...


"Gustavo Fontes na travessia"

Um fato bem curioso desta travessia foi a utilização de uma "vara de pesca", isso mesmo, para ligar os dois lados do highline utilizamos uma vara ideia mirabolante dada e executada com perfeição pelo "Pescador de Highline" Antonio Padoani (Vertical Livre) que na primeira tentativa conseguiu pescar o outro lado do highline aí ficou fácil ligar os dois lados e armar o highline, um lado usamos novamente a "anaconda" ancoragem natural e do outro lado 4 chapeletas...


"Caio Afeto / Após a pescaria só alegria na travessia"

Highline Pitoco do Alemão
Distância: 42m
Altura: aproximadamente 400m de exposição
Fita: Core 2 HS (Landcruising Slacklines)


"Quebrando Paradigmas"

No cume de uma nova via aberta por Caio Afeto, Zudivan e Antonio Padoani...Após desarmado o highline me juntei a conquista desta nova via na Pedra dos 5 Pontões. A sensação de se chegar em mais um cume desta montanha tão especial e contemplar este visual maravilhoso foi muito recompensador, agradeço muito aos meus companheiros de conquista!!!

"Via Quebrando Paradigmas, 75 metros com graduação geral em 4º. Lances bem protegidos com proteções fixas e moveis (opcional)" 


Em breve o croqui completo!!!


"Cinema na Praça"

Após o término das conquistas na montanha Eu e Gustavo Fontes nos juntamos ao Secretário de Esporte e Turismo Jose Carlos Franco e Orlando Alves para apresentar ao público de Itaguaçú-ES alguns dos projetos que estamos desenvolvendo no Esporte, foi uma interação bem bacana, pois pudemos nos apresentar e falar melhor sobre o potencial que a Pedra dos 5 Pontões tem para a prática de esportes.


"Vai começar a sessão"

Rua interditada para a mostra de alguns videos meus e do Gustavo Fontes além do filme sobre a primeira expedição nos 5 Pontões com Escalada e Highline "Altas Emoções nos 5 Pontões" de Alexandre Bizinoto.


"Todos atentos e curiosos"

E assim foi o clima deste projeto super bacana com iniciativa da Secretaria de Esporte e Turismo de Itaguaçu-ES, esperamos que este formato de evento se multiplique e mais pessoas possam participar!


"Hora de andar na linha"

No outro dia pela manhã foi a vez do workshop de slackline, até o Secretário entrou na brincadeira de se equilibrar dando o exemplo!!!


"Criançada equilibrada"

Com algumas instruções fomos passando oque agente já vivenciou no esporte para a criançada que participou do workshop, mais do que ver eles tentando atravessar o slackline foi ver o sorriso e a concentração deles durante a prática, nem a chuva que passou espantou!

São ações e projetos como esse que o esporte da oportunidade a novas pessoas de expandir suas abilidades...Muito Obrigado ao Secretário Jose Carlos Franco, aos meus amigos e parceiros deste HighVibe Gustavo Fontes, Bruno Graciano e David, e claro do pessoal da Vertical Livre, Antonio e Luzia que sempre nos acolhem por lá!!!

Em breve o video by Bruno Graciano!!!

R.I.P Alemão / Viva Alemão!!!

2 comentários:

Alisson Tavares disse...

Parabens Caio Afeto, Gustavo Fontes e todos os envolvidos. Deu para sacar muito bem a vibe, pelas fotos e comentários. Insano!

caioaFeto disse...

Gratidão Alisson, esse é muito especial pra mim...Tendo a oportunidade de vir para o ES só falar em, forte abraço e tudo de bom!!!