sexta-feira, 16 de maio de 2008

ESCALADA NO MORRO DO PENEDO

Localizado nas proximidades do Porto de Capuaba, possui 136 m de altitude. Imponente, compõe um dos mais belos cenários da baía de Vitória, inclusive podendo ser observado durante a noite devido a iluminação que o destaca. Na sua face frontal, possui uma via conquistada em 1951 chamada de via vitória que vai até o cume. Para se chegar na base da pedra, é preciso atravessar a baía de barco, e desembarcando começar a escalar. A via tem trechos de escalada em livre no início, com algumas passadas em artificial em cliff no meio e finalizando em um costão com vegetação até o cume. A descida é pela lateral através de cabos de aço, e depois retorna-se para Vitória de barco.
Desde muito tempo DuNaDa (parcero das roubadas) queria escalar a via vitória, e em um dia como sempre me liga "dunada" e chama pra escalar o penedo, arrumei minhas coisas peguei o busão e em 30 min já estávamos lá esperando seu Agnaudo pra fazer a travessia da baía em seu barco.
Após atravessarmos, começamos a subir até o 1º grampo...de lá partir pra fazer a 1ª enfiada, sem problemas e com alguns gravatás no caminho, que diga o DuNaDa que saiu com o braço todo arranhado de tanto abrassá-los, achei meio estranho alguns buracos entre as passadas de alguns grampos, só me dei conta que era buraco de cliff, na 2ª enfiada, pois eu não sabia que rolava cliff na via meu parceiro esqueceu de me avisar, hehehehe...mesmo assim continuei, continuei, continuei até um esticão de uns 15 metros onde rolava uma passada de cliff, voltar sem condições o jeito era passar mesmo, cheguei o mais perto possível do grampo e após alguns minutos tentando laçar o grampo finalmente conseguir costurar e passar...DuNaDa guiou a última enfiada um costão bem tranquilo mas pouco protegido...finalmente o cume e chegamos a conclusão que é bom regrampear a via pois os grampos estão enferrujados além de que não precisa usar cliff...
Foi uma experiência muito boa poder escalar o penedão com meu parcero DuNaDa e ao final atravessar a baía olhando por onde passamos, fica aí o aviso pra regrampeação da via vitória!!!
vlw galera...abraço!!!


Via Vitória
Atravessando de barco

na 1ª parada da via

tocando pra cima...

DuNaDa logo atrás
DuNaDa guaindo o costão...

Ufa, arrumando os equipo

No Cume!!!

Atravessando a baía de volta, fim de escalada.

Nenhum comentário: